moaiAPRESENTAÇÃO

O INSTITUTO AOCP é pessoa jurídica de direito privado, constituída em forma de associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário.

O INSTITUTO AOCP tem como finalidade:

a) Desenvolver projetos na área da Educação, colocando-se à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades desenvolvidas pelo Estado, com o objetivo de propor, executar e disseminar programas de treinamento e desenvolvimento, cursos profissionalizantes, estudos e pesquisa do ensino nas áreas de educação e ação comunitária;

b) Recuperar socialmente o preso, proporcionando o desenvolvimento social e humano, visando a reintegração na sociedade, quando em liberdade.

O INSTITUTO AOCP não distribui entre os seus associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, bonificações, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, e os aplica integralmente na consecução do seu objetivo social.

Para cumprimento de suas finalidades o INSTITUTO AOCP observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

moaiNOSSA MARCA

Os dois rostos juntos e invertidos representam o antes e depois. A mudança de atitude do indivíduo através do Instituto gera mudança em seu caráter e na forma como ele interage com a sociedade. Basicamente, a relação entre o instituto e a pessoa a transformando.

Integração entre os indivíduos para o crescimento mútuo. Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. Essa é uma das ideias que o logo procura transmitir com suas duas faces viradas uma para outra: interação entre indivíduos para o bem comum.

A semelhança com um "moai": moais são gigantescas estátuas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile. A semelhança com o Instituto é simples: como em um lugar tão pequeno e isolado, como a ilha de Páscoa, surge uma cultura capaz de obras tão espetaculares. Os moais representam a capacidade de superação e de conhecimento do ser humano, seja quem for ou onde estiver. Assim também é a forma de pensar do Instituto AOCP.

moaiAÇÕES

INSTITUTO AOCP através de suas atividades dirigidas à área da educação visa capacitar trabalhadores e elevar sua empregabilidade, contribuindo para sua inserção e/ou reinserção profissional, através de:

a) Prestação de serviços à comunidade sob a forma de cursos e treinamentos, de consultoria e de outras formas correlatas.
b) Desenvolvimento de pesquisas e investigação científica na área da educação.
c) Divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

O INSTITUTO AOCP através de suas atividades dirigidas à recuperação social do preso visa:

a) Cooperar na prestação de serviços inerentes à proteção e assistência aos condenados, internados e egressos.
b) Avaliar, psicologicamente, os presos nas áreas de desenvolvimento geral, intelectual e emocional.
c) Proceder ao diagnóstico dos presos e recomendar indicações psicológicas, psicofísicas e psicossociais, a partir da avaliação inicial.
d) Propiciar aos presos conhecimentos e habilidades necessários à integração na comunidade.
e) Organizar cursos regulares ou intensivos de comportamento social.
f) Dar suporte aos Exames Supletivos, Ensino Fundamental e Ensino Básico.
g) Avaliar a execução do planejamento elaborado e sugerir a estruturação de novos cursos ou a alteração dos existentes.
h) Dar suporte a família do preso.

As atividades relativas à recuperação do preso serão ativadas após autorização e formalização de convênio entre o INSTITUTO AOCP e o órgão competente.

moaiÁREA DE ATUAÇÃO

O INSTITUTO AOCP tem como objetivo desenvolver projetos na área da Educação, propondo a integração entre os indivíduos para o crescimento mútuo e colocando-se à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades desenvolvidas pelo Estado, executando e disseminando programas de treinamento e desenvolvimento, cursos profissionalizantes, estudos e pesquisa do ensino nas áreas de educação e ação comunitária.

Com o intento de captar recursos a serem aplicados em nossas ações sociais, firmamos parcerias realizando Concursos Públicos e Processos Seletivos, atendendo órgãos Municipais, Estaduais e Federais, além de empresas públicas e privadas.

moaiESTRUTURA

O INSTITUTO AOCP é constituído por número ilimitado de associados, divididos nas seguintes categorias:

a) Fundadores;
b) Contribuintes;
c) Consultores.

São associados fundadores aqueles que participarem da Assembleia Geral de constituição do INSTITUTO AOCP, conforme assinatura na ata da assembleia de aprovação do presente estatuto, cabendo-lhes a missão de zelar pela preservação e continuidade do Instituto, dentro das finalidades estatutárias.

São associados contribuintes aqueles que assinarem proposta de filiação nesta categoria e que façam as contribuições financeiras estabelecidas pela a diretoria ou doações.

São associados consultores as pessoas físicas, profissionais especializados, em qualquer atividade intelectual, que se filiarem ao INSTITUTO AOCP e que possam fornecer consultoria ou assessoria especializada nas áreas empresariais, jurídicas, educacionais e de treinamento, de forma independente, sem vínculos empregatícios, podendo utilizar a estrutura do Instituto, mediante contribuição estabelecida pela diretoria.

Os associados e diretores não respondem solidária ou subsidiariamente pelas obrigações ou compromissos assumidos pelo INSTITUTO AOCP, conforme parágrafo único art. 46, V da Lei 10.406/02. (CÓDIGO CIVIL).

São órgãos deliberativos e administrativos do INSTITUTO AOCP: I - Assembleia Geral; II - O conselho de mantenedores; III - O conselho fiscal; IV - A diretoria.

A Diretoria do INSTITUTO AOCP é constituída pelo Diretor Presidente; Diretor Administrativo-Financeiro e Diretor Comercial e de Captação de Recursos.

O INSTITUTO AOCP não remunera, sob qualquer forma, os cargos de sua Diretoria e do Conselho Fiscal, bem como as atividades de seus associados, cujas atuações são inteiramente gratuitas.


     Instituto AOCP 2011 Todos os Direitos Reservados